Bibliotecas virtuais - Navegando em mares ágeis e eficientes ou Naufragando em um mar de informações?

LLEAL

A abordagem sobre a evolução da natureza das bibliotecas, observando que o impulso para mover menos recursos utilizados para armazenamento no formato livro papel, começa a tornar-se uma realidade mundial, demonstra ser uma transição tão importante quanto da passagem do texto manuscrito para o texto impresso.
Dados apurados junto á universidades apontam para um custo de R$8,00 reais a cada ano para manter um livro em uma prateleira enquanto livros armazenados de forma eletrônica geram um custo de R$1,60 ano.
A teconologia coloca-se como um catalisador importante para as bibliotecas, uma vez que faz emergir novas necessidades e altera paradigmas solidificados através dos séculos. O fator maior dessa transição é a condição de que a informação apresenta-se cada vez mais desprendida do objeto fisico que a contem; fato expresso com sabedoria quando Browning definiu o fenômeno como “Biblioteca sem paredes para livros sem páginas”.
O fato é vivenciado diariamente através da explosão no uso de E-books e Kindles e redefinem o que virá a ser no Terceiro Milênio, a informação e a comunicação.
Um relatório divulgado pela Kaiser Family Foundation sobre o uso de midias pela Geração M,
(Uso de meios de comunicaçõ total), mostrou que alunos na faixa etária entre 8-para-18 anos,
estão consumindo midia digital mais do que nunca e naturalmente forçam a utilização dos mesmos meios por professores.
Em 2004, o tempo gasto na utilização de meios eletrônicos por alunos para acessar informações e completar suas tarefas escolares, era de 6 horas e 21 minutos e ao final de 2009, o numero registrado foi de 7 horas e 38 minutos por dia, enquanto a média impressa caiu de 43 minutos por dia em 2004, para 38 minutos em 2009.
Outro fator prepoderante é a mudança de interpretação dos conceitos de “TEMPO E LUGAR”, visto que com a Biblioteca Virtual, o “LOCAL” onde o documento se encontra deixa de ser importante e a virtualização permite que o acesso ao objeto de necessidade seja de imediato.
As condições citadas alteram e permanecerão alterando através dos anos, o comportamento de alunos e professores, a cada momento, irresistivelmente, mais e mais inseridos no contexto do universo acadêmico informatizado.
Por outro lado, como todo processo de transição entre o sepultamento de uma prática secular e a adaptação completa de um novo paradigma, levantam-se questões como:
A – O acesso á informação On-line não significa que seja de forma gratuita
B – A criação de depósitos digitais, requer uma estrutura que garanta que os registros estarão sempre disponíveis e atualizados
C – A eliminação gradual de livrarias em detrimento ao uso de catálogos disponibilizados na forma de E-books
D – A adaptação conceitual do desaparecimento da palavra “emprestado”, visto que os livros estarão disponiveis á todos, todo o tempo
E – Confiabilidade das informações a serem acessadas, visto que eletrônicamente as informações podem ser alteradas ou manipuladas com relativa facilidade
Em resumo, a transição do paradigma de propriedade da informação para o de acesso irrestrito implica em uma mudança institucional inevitável, no qual professores, que são os maiores direcionadores do uso dessas informações devem ser parte ativa, sob pena de que esses podem vir a tornar-se simples navegantes á assistir á morte do livro, antes que tenham á disposição processos de acesso á informação do qual mantiveram-se á margem de opinar ou efetivamente participar.

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Bibliotecas virtuais - Navegando em mares ágeis e eficientes ou Naufragando em um mar de informações?"

Postar um comentário

Comentários