AUTO-ESTIMA

“A auto-estima pode ser definida como a avaliação objetiva, honesta e favorável da própria pessoa que influencia todas as suas experiências e a sua qualidade de vida." Karim Khoury



A auto-estima é um item fundamental na vida de uma pessoa, ela influencia diretamente nossas ações. É necessário possuir uma boa auto-estima para possuir segurança em enfrentar desafios, formular objetivos, conquistar metas. Uma baixa auto-estima trará resultados negativos, pois ela gerará sentimentos como insegurança, timidez exagerada e em alguns casos até atitudes destrutivas. É importante nos preocuparmos em manter nossa auto-estima na medida certa. Uma auto-estima elevada demais também poderá trazer resultados negativos.

A auto-estima é o valor que a pessoa atribui para ela mesma. Possuímos em nossa vida vários aspectos que a compõem: profissional, pessoal, afetivo, familiar, intelectual, físico, etc. São inúmeros aspectos e para cada um deles damos um determinado peso. Para algumas pessoas o aspecto familiar possui o maior peso, para outras é o aspecto intelectual. O peso dado para cada aspecto varia de pessoa para pessoa. Todos nós avaliamos cada aspecto de nossa vida e essa avaliação nem sempre é feita conscientemente, na maioria das vezes, essa avaliação é feita inconscientemente. Cada aspecto possuirá, então um determinado peso, e cada aspecto possuirá também uma nota.

É de suma importância a consciência de que o convívio, professores/alunos, influencia diretamente no quesito auto-estima de ambos.

Ouvimos em vários momentos de nossas vidas comentários sobre nossa pessoa. Para alguns comentários que ouvimos, damos imensa importância. Para outros, mal damos ouvidos.

Quanto maior for o poder pessoal da pessoa que esta fazendo o comentário, maior será a importância que daremos a ele. Pais, professores, pessoas por quem temos admiração ou ainda construímos expectativas de sucesso. Essas são as pessoas que normalmente possuem um poder pessoal considerável.

Esses comentários podem ser elogios, comentários positivos, premiações ou ainda indicações de destaque, razão pela qual coloco tempo e recursos na tentativa da construção de auto-estima saudável.

Críticas podem ser construtivas em muitas situações, porém não em todas.

É importante sabermos com o que devemos nos preocupar. Essa é uma vantagem de quem tem uma auto-estima adequada.

Essa pessoa sabe filtrar o que deve levar para benefício próprio e descartar o que sabe que não será proveitoso para ela.

É comum a pessoa distorcer a auto-estima para mais, ou para menos. Importante atentar se para esse ponto. A auto-estima deve ser adequada e não distorcida.

Da mesma maneira com a qual as pessoas influenciam em nossa auto-estima, também influenciamos na auto-estima das pessoas. É preciso tomar cuidado com o que falamos para uma pessoa e com a maneira que falamos com ela. O ser humano necessita de reconhecimento. Por isso precisamos prestar reconhecimento da mesma maneira que necessitamos ser reconhecidos, razão pela qual destino investimentos na construção de auto-estima saudável via reconhecimento dos méritos de meus alunos e fomento a idéia de que professores devem ser parte ativa na formação de desse processo.

Auto-estima elevada demais faz com que o aluno imagine que é superior aos outros, o que comprovadamente não é uma realidade, visto que absolutamente todos são capacitados a aprender e tecnicamente estão em igualdade, apenas o método adotado deve adotar diferentes abordagens educacionais.

Todos nós possuímos os mesmo recursos sendo assim, não é possível haver uma pessoa superior à outra. Somos seres em evolução o que quer dizer que ainda não somos perfeitos e temos muito a aprender com o próximo.

Através das décadas tenho colocado esforços na tentativa de transmitir conhecimento e piamente acredito que aprendo com meus alunos, em absolutamente todos os momentos em que nos reunimos para um objetivo comum: estudar e tanto a nível profissional quanto pessoal construir um futuro melhor.

Críticas surgem em nossa vida frequentemente. É preciso estar com uma auto-estima adequada para saber o que será aproveitado para o seu desenvolvimento e o que será descartado. Muitas coisas serão descartadas, porém muitas serão aproveitadas e mais que isso, muitas serão necessárias para o desenvolvimento pessoal. Uma pessoa com auto-estima elevada demais descarta todas as possibilidades. Ela acha que não precisa ouvir nada porque já é melhor do que a pessoa que está falando, pior do que isso, ela costuma jogar a culpa em outras pessoas. Colocar a culpa nos outros não é nada mais do que uma ingênua tentativa de proteger a auto-estima.

Essa pessoa que se julga superior começa a ter comportamentos que a distanciarão de demais pessoas. Ela se torna arrogante, prepotente e fatalmente se coloca como forte candidato ao erro.

Chegará um determinado momento que essa pessoa vai se ver sozinha.

A auto-estima distorcida para menos faz com que o aluno se sinta inferior, incapaz e é papel, no meu pensar obrigatório, de todo professor impedir que tal fato venha a se tornar realidade ou se existente trabalhar para que seja revertido.

Esse sentimento pode causar autopiedade, o que é a pior coisa que você pode sentir por você mesmo. A pessoa perde o amor próprio. Esse tipo de situação levara o aluno a formar conceitos os quais o levarão a singrar os mares da vida e a enfrentar tormentas e tempestades extremamente difíceis e talvez naufragar.

Muito importante se faz manter a auto-estima de alunos e na medida certa tão alta quanto suas idades permitam entender e acredito que, em sala de aula e por vezes além dos muros que cercam o sistema educacional, ela faz parte da saúde do ser humano.

Um ser humano saudável é um ser humano feliz.

Um aluno com auto-estima adequada certamente será um profissional bem sucedido.



LLEAL

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "AUTO-ESTIMA"

Postar um comentário

Comentários